Curso Técnico em Dança
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
De acordo com o CNCT, ao concluir o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Dança o profissional terá o seguinte perfil:
· Cria e interpreta coreografias diversas, espetáculos de repertório e performances contemporâneas;
· Desenvolve práticas e técnicas corporais de criação em dança;
· Utiliza estratégias de improvisação em composições coreográficas;
· Realiza investigações de dança na interface com outras linguagens artísticas;
· Dissemina a arte em projetos socioculturais.
O perfil proposto qualifica o profissional de nível médio e contempla em seu itinerário de formação no Curso Técnico de nível médio em Dança. Esses Profissionais deverão possuir na sua formação competências gerais e específicas, para atender as exigências pelo mercado de trabalho.
Competências Gerais:
· Desenvolver com habilidade a técnica da dança moderna / contemporânea;
· Conhecer os principais artistas da dança mundial;
· Criar danças, como também exercer a função de coreógrafo.
Competências Específicas:
· Utilizar conhecimentos básicos da técnica do balé clássico dança moderna e tendências contemporâneas;
· Dominar artisticamente a gramática do movimento do balé clássico;
· Desempenhar a técnica do intérprete-criador na perspectiva de apropriação do corpo e realização do movimento dentro da cena contemporânea.
· CAMPO DE ATUAÇÃO:
Escolas, academias e centros de formação. Corpos de baile. Companhias, grupos e coletivos artísticos de Dança. Teatros e casas de espetáculos. Musicais e óperas. Programas de TV. Festivais e mostras de dança e eventos de naturezas diversas. Eventos sociais e corporativos. Instituições públicas e privadas. Espaços de interação social, lazer e cultura. Projetos socioculturais.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Formar profissionais Técnicos de Nível Médio em Dança para atuarem eficazmente nos campos cênicos instituídos e emergentes de maneira a suprir as necessidades de mercado na área de artes.
Objetivos específicos
· Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos que o conduzam às atividades ligadas à criação e execução de dança, empregando técnicas e recursos de improvisação, em espaços cênicos, como forma de expressão corporal;
· Privilegiar a investigação e a pesquisa na área de dança com o fim de aperfeiçoar a técnica, execução e interpretação;
· Desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades que permitam a atuação em casos de espetáculos, teatros e espaços alternativos de interação social, lazer e cultura.
· Desenvolver as competências específicas relacionadas ao perfil de conclusão da habilitação de Técnico em Dança e das qualificações intermediárias que compõem seu itinerário profissional.