Curso Técnico em Instrumento Musical (Violão)
De acordo com o CNCT, ao concluir o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Instrumento Musical o profissional terá o seguinte perfil:
· Desenvolve atividades de performance instrumental, em grupo ou como solista, em concertos, recitais, shows, eventos, programas de rádio e televisão e gravações.
· Aperfeiçoa as qualidades técnicas de execução e interpretação.
· Desenvolve leitura à primeira vista.
· Realiza estudos de improvisação musical como prática de investigação e composição.
· Desenvolve fundamentos de percepção musical considerando elementos rítmicos, melódicos e harmônicos da música.
Perfil proposto qualifica o profissional de nível médio e contempla em seu itinerário de formação no Curso Técnico de nível médio em Instrumento Musical.
Esses Profissionais deverão possuir na sua formação competências gerais e específicas, para atender as exigências pelo mercado de trabalho
Competências Gerais:
· Dominar artisticamente o instrumento e a gramática instrumental dos diferentes gêneros e estilos musicais, no contexto da execução;
· Dominar as técnicas de uso de instrumentos musicais de forma que possa ser capaz de atuar em orquestras, bandas e conjuntos instrumentais.
Competências específicas:
· Identificar elementos básicos da linguagem musical;
· Conhecer formas de registros gráficos, convencionais ou não, na escrita, leitura e execução de partituras nas peças musicais simples.
· CAMPO DE ATUAÇÃO:
Bandas. Orquestras. Conjuntos de música popular. Grupos de câmara. Bandas Militares. Estúdios de gravação. Rádio, televisão e espaços alternativos de interação social, lazer e cultura.
· OBJETIVOS
Objetivo Geral
· Formar profissionais Técnicos de Nível Médio em Instrumento Musical para atuarem eficazmente nos campos musicais instituídos e emergentes, de maneira a suprir as necessidades de mercado na área musical.
Objetivos Específicos
· Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos que o conduzam à execução de peças musicais na condição de solistas ou integrantes de grupos musicais;
· Privilegiar a investigação e a pesquisa na área de música com o fim de aperfeiçoar a técnica, execução e interpretação;
· Desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades que permitam a atuação em bandas, orquestras, grupos de câmara, em espaços alternativos de interação social, lazer e cultura.
· Desenvolver as competências específicas relacionadas ao perfil de conclusão da habilitação de Técnico em Instrumento Musical e das qualificações intermediárias que compõem seu itinerário profissional.